Vamos gravar antes esses conceitos abaixo:
RENDA é a remuneração dos fatores de produção envolvidos em um processo produtivo. Os fatores de produção são so recursos utilizados para produzir BENS E SERVIÇOS, os principais fatores de produção são: terra (aluguel), trabalho (salário ) e capital (juros).
A renda é utilizada para obtenção de bens e/ou serviços, que satisfaçam as nossas NECESSIDADES e os nossos DESEJOS, então, denominamos CONSUMO. Exemplos de consumo: fogão, transporte, viagens, televisão, educação etc.
POUPANÇA é a parcela da renda que não foi gasta. É a diferença entre a sua renda e o seu consumo em um determinado período. Não confunda POUPANÇA com CADERNETA DE POUPANÇA, a aplicação mais comum no nosso país, Brasil. A POUPANÇA que estou me referindo é o resultado da diferença entre RENDA e CONSUMO. É importante ressaltar que o nível de POUPANÇA de um país é de extrema importância para a sua economia, pois está ligado diretamente com a capacidade de INVESTIMENTO dos agentes econômicos. Então, definimos INVESTIMENTO como a aplicação dos recursos de poupança em atividades produtivas que poderão aumentar a renda posteriormente.
Exemplo hipotético, periodicidade mensal
Salário: 1000
Aluguel de imóveis: 1000
Juros de um títulos público: 500
Renda Total: 2.500
Educação: 500
Saúde: 250
Lazer: 250
Consumo Total: 1000
RENDA - CONSUMO = POUPANÇA
2.500 - 1000 = 1500
POUPANÇA = 1500
Podemos concluir:
AGENTE ECONÔMICO SUPERAVITÁRIO (dispõe de excedente de renda)
POUPANÇA é maior ou igual do que a RENDA - CONSUMO
AGENTE ECONÔMICO DEFICITÁRIO (não dispõe de excedente de renda)
POUPANÇA é menor do que a RENDA - CONSUMO
O Mercado Financeiro
Como podemos observar na figura acima, as UES (unidades econômicas superavitárias) podem ser o Governo (entes federativos e o próprio Governo federal), famílias (eu, você, sua tia etc) e empresas que possuem recursos de POUPANÇA disponíveis. E as UED (unidades econômicas deficitárias), que também podem ser o Governo, famílias e empresas, precisam de recursos para financiar seus consumos, logo, o Mercado Financeiro é a ponte para a troca desses recursos.
Essa transferência de poupanças origina o que o Mercado Financeiro chama de SPREAD, que é a diferença entre a taxa de captação desses recursos e a taxa de empréstimos. Spread é a remuneração do intermediário financeiro.
O Mercado Financeiro é um conjunto de vários mercados, que são:
- Mercado de Crédito
- Mercado de Capitais
- Mercado Cambial
- Mercado Monetário
Fontes: Conhecimento próprio adquirido;
GREMAUD, A.P. ; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de ; TONETO JÚNIO, Rudinei. Economia Brasileira Contemporânea. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Nossa, ficou bem completa a explicação.
ResponderExcluirCara, to vendo que esse blog vai te dar trabalho rs.
E pega leve, fiz um curso técnico inteiro de Administração, e só na metade consegui aprender isso, a maioria das pessoas não vão entender. Se vc achar melhor, explique por partes.
Vc parece ser bem inteligente, boa sorte no blog.
Abraço.
Nossa cara, li de novo! rs
ResponderExcluirTa bem completo mesmo.
Na época de curso a gente trocava o nome POUPANÇA, para 'Lucro Não Gasto', justamente para que quando fossemos entrar na parte de CARDENETA DE POUPANÇA a gente não confundisse.
Falando LUCRO NÃO GASTO, o leitor já vai saber que é a parte da renda que não foi consumida de acordo com suas necessidades.
Olha, estou apenas dizendo como nós fazíamos, é só uma dica viu.
Mas ficou muito bom.
Estou te seguindo, sempre que atualizar vou vir aqui, para me atualizar também rs.
Abraço.
É verdade mesmo, as pessoas sempre se cofudem com essa questão, estou pensando em mudar, o ruim é que no estudo da Economia na parte de macro fala-se muito em poupança, então, se eu consegui fixar esse conceito agora pode ser mais fácil para explicar no futuro. Agora, se eu falar Lucro não gasto ficaria mais fácil mesmo para entender.
ResponderExcluirIsso mesmo, não posto todo dia, mas sempre terá novidades por aqui, quando eu entrar em INVESTIMENTOS, TÍTULOS PÚBLICOS E AÇÕES você provavelmente vai gostar, vou dividir os assuntos em: basicão, básico, intermediário e/ou avançado.
Antes de td obrigada por comentar em blog.
ResponderExcluirPs: Eu posso beber, pois não dirijo. =P hahaha
______
Sobre sua postagem, (não entendo nada disso) então não vou escrever besteiras... rs.
Sucesso
BjOs.
Este texto me ensinou coisas que achei que sabia, mas estava errada.
ResponderExcluirObrigada pelo esclarecimento!
Muito bom, melhor ótimo. Tô começando a apreender sobre o funcionamento do mercado sozinho. Me interesso muito pelo assunto, principalmente agora que estou lendo o livro "Pai rico, pai pobre".
ResponderExcluirÉ, realmente, se eu conseguisse licenciatura, conseguia um bom salário dando aula em alguma faculdade, assim como toda profissão que se pode exercer em Faculdades, pois pagam um bom salário.
ResponderExcluirPô, atualiza ai hein! hehehe
Abraços.